Discos: The Flaming Lips (Oczy Mlody)
"Oczy Mlody"
Warner Bros; 2016
Por Lucas Scaliza
Para quem esperava um álbum mais amigável ao público, como eu, acabou se deparando com um misto de canções e pirações psicodélicas instrumentais - como aquelas que Wayne Coyne compôs em discos dos anos 90 e inÃcio dos 2000 – que não são pesadas como em The Terror (o disco mais difÃcil do The Flaming Lips) mas também não deixam de representar um desafio para o ouvinte menos acostumado a longas músicas ambiente.
Assim, embora a ideia sonora que perpassa o trabalho seja um primor, nem sempre as canções funcionam bem, podendo causar tédio em alguns momentos, principalmente se o ouvinte não estiver no momento mais viajante de seu dia.
“Oczy Mlody”, a linda introdução, dá o tom para músicas como “How??”, “Sunrise (Eyes Of The Young)”, “The Castle”, “We a Family” (esta com participação de Miley Cyrus) e a primeira parte de “There Should Be Unicorns”, todas com potencial para embalar o ouvinte e, de fato, representam o melhor do Flaming Lips neste novo disco. Mesmo que existam algumas interferências mais psicodélicas, que servem justamente para tirar um pouco da segurança do ouvinte, elas não são nenhum desafio.
O restante das faixas serve muito mais como exploração de texturas e experimentações sonoras - uma lembrança de um lado musical de Coyne e Cia que realmente é capaz de afundar na psicodelia enevoada. “Nigdy Nie (Never No)”, “Galaxy I Sink”, “Do Glowy” e a longa “One Night While Hunting For Faeries And Witches And Wizards To Kill” se desenvolvem ao longo de diversos tipos de sons de teclado e sintetizador e um baixo que ora soa orgânico, ora eletrônico, ora distorcido. Aliás, a mistura dos timbres de baixo e sintetizador é o que move a estética de 'Oczy Mlody' até o fim da audição.
Todas as faixas são tristes, noturnas e cósmicas, como se a viagem de ácido nos tivesse levado para um espaço repleto de estrelas néon. Há conforto nessa vista, mas estamos em gravidade zero, à deriva.
Levando em conta diversos fatores, dá para dizer que o álbum começa bem, termina bem (Miley Cyrus se beneficiou muito da parceria com a banda e vice-versa) e em seu miolo tem várias ótimas ideias. No entanto, as explorações instrumentais tomam tempo demais e acabam tornando a paisagem sonora bem turbulenta. É lógico que isso tem um lado positivo, que é a recusa do Flaming Lips de se tornar mais pop e menos exigente, contudo, Oczy Mlody parece dividido entre dois universos e não decide em qual deles quer ficar.
Os singles se salvam todos, mas teremos que esperar mais alguns anos se quisermos ver o palco de Wayne Coyne transformado em uma festa surreal novamente, com papel picado, serpentina e bolas coloridas. Por enquanto, reflete apenas a nossa tristeza interior.
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